O que é o Steam Greenlight?




Um dos maiores desafios do desenvolvedor Indie ao finalizar um projeto é descobrir formas de como publicá-lo. Como a indústria de jogos eletrônicos no Brasil está apenas engatinhando, ainda não existem muitas publishers dispostas a fazer isso, as poucas que trabalham nesse ramo dão prioridade a projetos maiores, deixando os Indies sempre de fora. Uma opção interessante para contornar este problema é a chamada Steam Greenlight.

A Greenlight nada mais é que o sistema de seleção da Steam para decidir novos títulos a serem lançados. Anteriormente essa escolha era realizada por um grupo de funcionários da própria empresa, porém, com a popularização da plataforma e cada vez mais jogos sendo desenvolvidos, essas escolhas passaram a ficar cada vez mais difíceis. Então, buscando uma maneira mais eficaz de se fazer tais decisões, em outubro de 2011 nascia a Greenlight.

Funciona da seguinte forma: primeiramente é necessário fazer o cadastro na Steam. No site um formulário de inscrição deverá ser preenchido, ele solicitará informações sobre você e seu jogo. Junto com o formulário também deverá ser enviado o material de divulgação do projeto (que ficará na pagina do Greenlight) como screenshots, videos, capa, descrição e especificações técnicas. É cobrada uma taxa única de 100 dólares (aproximadamente 200 reais), após seu pagamento é possível enviar quantos jogos quiser, não pagando nada a mais por isso.

Existem duas categorias do serviço: uma para jogos já finalizados ou em processo de finalização e outra para jogos em inicio de criação, onde o desenvolvedor procura apenas a divulgação do trabalho.

Após todo o processo o jogo ficará disponível na pagina steamcommunity.com/greenlight onde poderá ser votado. O que decidirá se o jogo entra ou não na Steam é justamente o número de votos. Para que seja aceito é necessário alcançar, no minimo, a 50° posição do ranking de mais votados. A partir do momento em que a meta é alcançada um representante da Steam entrará em contato para que seja decidido detalhes sobre a publicação.

Informações importantes 

Para submeter seu jogo é obrigatório que ele rode, pelo menos, em um PC com Windows.  Atualmente outras plataformas não estão sendo aceitas, com exceção do Mac e Linux. A publicação de softwares também é aceita, todo o processo é o mesmo. A Steam não exige exclusividade de publicação, ou seja, além dela você também poderá publicar o mesmo título em outros meios.





0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo